Limeira teve tornado 'F1', com ventos de 117 km/h, segundo meteorologista

Unknown | 20:52:00 | 0 comentários


Fenômeno registrado no domingo destruiu galpão de chácara na zona rural.
O mais perigoso da lista, um 'F6', atinge velocidade superior a 511 km/hora.

O tornado que passou por Limeira (SP) na tarde de domingo (3) atingiu velocidade de ao menos 117 quilômetros por hora, de acordo com avaliação da meteorologista Ana Ávila, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pela escala Fujita, que mede a intensidade de fenômenos deste tipo, o tornado de Limeira pode ser classificado como um F1, com risco moderado de destruição. O mais perigoso da lista, o F6, atinge velocidade superior a 511 quilômetros por hora.
Os tornados, de acordo com a meteorologista, se formam geralmente em dias abafados e úmidos a partir de ventos fortes que passam a circular na mesma direção e atingem o solo em forma de espiral. O clima da região é propício para o fenômeno climático ocorrer, segundo Ana
Nos últimos anos, foram registrados ao menos cinco ocorrências em cidades da região. Em 2001, a praça central de Sumaré(SP) ficou destruída após a passagem do vento, que arrancou árvores, levantou o concreto de calçadas e matou uma pessoa.
Em 2005, Indaiatuba (SP) foi atingida por um tornado e ficou sem energia elétrica. Dezenas de quedas de árvores também foram registradas no município.
Em 2006, Campinas (SP) e Piracicaba (SP) foram afetadas pelo fenômeno. A velocidade do tornado chegou a 106 quilômetros por hora na primeira cidade e a 158 quilômetros por hora na segunda, conforme balanço do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).
Estrago localizado
O tornado de Limeira teve ação localizada e destruiu o rancho de uma chácara do bairro dos Pires, na zona rural. Uma viga de madeira de 4 metros de comprimento foi quebrada ao meio pela ventania, que carregou também as telhas da cobertura.
O galpão fica a apenas 15 metros da casa principal da propriedade, que não sofreu danos. "Foi tudo muito rápido e assustador. Vi muito temporal na minha vida, mas nada comparado a isso. Fiquei com medo até de ser sugado pelo redemoinho de vento", relatou o aposentado Rubens Maaz, de 71 anos, que vive no local e viu o fenômeno de perto.
Região na rota dos tornados
Um estudo da Unicamp mostra que o estado de São Paulo lidera o ranking de registros de tornados no país e inclui a região de Campinas na rota de risco para este tipo de ocorrência. O Brasil ocupa o segundo lugar em uma lista de países com maior incidência no mundo, de acordo com a pesquisa.
Moradora de Limeira diz que tornado destelhou rancho (Foto: Gabriella Maaz/Acervo pessoal)






















Fonte: G1

Category:

0 comentários

Filmes Online

O Homem das Sombras
O Últomo Desafio